quinta-feira, 19 de março de 2015

Europe - War of Kings [2015]




Há tempos que o Europe deixou de ser uma mera banda farofa escorada em um grande sucesso para peregrinar por novos e bem-sucedidos mundos, que se não agrada aos saudosistas, vem cada vez mais conquistando novos fãs, principalmente aqueles que mais torciam o nariz no auge do sucesso da banda, com o eterno álbum The Final Countdown (1986).

Em Last Look at Eden (1999), o quinteto mostrava um amadurecimento através de uma bem empregada modernidade no seu som, fortemente influenciados por Led Zeppelin, o que ficou ainda mais evidente no belíssimo Bag of Bones (2012). O mesmo time de Bag of Bones, a saber Joey Tempest (vocais), John Norum (guitarras), John Léven (baixo), Mic Michaeli (teclados) e Ian Haugland (bateria), lançou no início desse mês de março seu décimo álbum, e dessa vez, o grupo fugiu das raízes hard zeppelianas, buscando novas fontes para moldar seu som, e por incrível que pareça, agradando tanto quanto seus discos anteriores, mostrando que o grupo, independente do que for tocar, consegue sair-se muito bem graças ao talento individual e do conjunto que eles formam.

John Leven, Ian Haughland, Mic Michaeli, Joey Tempest e John Norum

Logo de cara, somos surpreendidos pela pegada forte da faixa-título, com um riff pesado que nos traz a voz de Tempest. Ficamos ainda mais surpresos durante o refrão, por que a sensação que é transmitida é que não estamos ouvindo um álbum do Europe, mas sim, do atual Uriah Heep (!). Sim, a combinação de guitarras e teclados, mas principalmente, o estilo vocal de Tempest, lembram E MUITO o estilo de Bernie Shaw (vocalista do Uriah Heep)

Outras faixas também nos remetem diretamente para Uriah Heep, as quais são "California 405", "Light it Up", "Days of Rock 'n' Roll" (nessa eu tenho certeza que é o Shaw quem está cantado) e no refrão de "Second Day", que traz também um pouco de Deep Purple. Ou seja, cinco de onze canções nos mostram uma forte influência de uma banda que não é tão conhecida como Led Zeppelin, mas que ainda está fazendo shows, gravando material novo e servindo de inspiração para colegas, o que é extremamente positivo.

Joey Tempest, o Bernie Shaw sueco?

As lembranças de Deep Purple também surge no riff egípcio de "Rainbow Bridge", facilmente confundível com "Perfect Stranger", e nas pesadas "Hole in My Pocket" e "Nothin' to Ya", essas mais parecidas com canções da fase solo de Glenn Hughes, com uma pegada agressiva que já vem sida apresentada pelo Europe desde o seu retorno em 2004, com o ótimo Start from the Dark, e até na sabbáthica "Praise You", que se não fosse pelos teclados e pela voz de Tempest, podia facilmente estar nos álbuns da trupê de Iommi nos anos 80.

A dupla Norum e Léven está afiadíssima, construindo riffs pesados e grudentos, com especial atenção para "Children of the Mind". Norum aliás é o grande destaque do disco, com solos ágeis e velozes, muito bem casados com grandes doses de feeling, que demonstram todo o seu talento, mas principalmente, o colocam hoje lado a lado com grandes nomes das seis cordas, e por que não, entre os principais. A bônus da versão japonesa, "Vasastan" é a que mais representa a importância de Norum para o Europe, sendo uma linda balada instrumental com um show de emoção dado pelo sueco nas seis cordas.

Joey Tempest e John Norum

Ainda temos espaço para a balada  "Angels (With Broken Hearts)" fazer bater mais forte o coração das mocinhas saudosas pelas longas cabeleiras loiras de Tempest na década de 80.

War of Kings foi lançado também em uma versão Limitada, em formato de caixa, com uma camiseta, CD, DVD, booklet, cartão postal e um adesivo, o qual pode ser encontrado por um valor regularmente acessível, apesar do dólar hoje estar mais alto do que bêbado durante o carnaval.

A versão limitada de War of Kings

Track list

1. War of Kings
2. Hole in My Pocket
3. The Second Day
4. Praise You
5. Nothin' to Ya
6. California 405
7. Days of Rock 'n' Roll
8. Children of the Mind
9. Rainbow Bridge
10. Angels (with Broken Hearts)
11. Light It Up

Um comentário:

  1. Irmão, parabéns pelos posts , resenhas e layout do blog, todos muto bem estruturados! Se quiser me fazer uma visita estou em: www.batebocamusical.blogspot.com.br
    Caso acha conveniente poderemos trocar links numa parceria.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...