sábado, 8 de novembro de 2014

Pink Floyd - The Endless River [2014]


Depois de passados vinte anos do último lançamento de estúdio do Pink Floyd, o aclamado The Division Bell, o mundo foi surpreendido com o anúncio de mais um lançamento ligado ao grupo. Poucos eram os fãs que podiam imaginar isso, ainda mais quando em meados do segundo semestre de 2013, os principais músicos ligados ao Floyd, no caso o guitarrista e vocalista David Gilmour, e o baixista e vocalista Roger Waters, anunciaram em diversos locais que estavam planejando lançar mais um álbum solo em 2014.

Nem Roger nem David lançaram material solo, e o que chegou ao mercado via download na última sexta-feira, 07 de novembro, e irá chegar no meio físico dia 10, segunda-feira, batizado The Endless River, décimo quinto álbum de estúdio dos britânicos.

A primeira opinião que deve vir à mente de quem irá ouvir The Endless River, sem saber da história que rola por detrás do álbum, é: "Qual a necessidade do Pink Floyd lançar um novo álbum de estúdio vinte anos após praticamente sumir do mapa, com Gilmour desenvolvendo uma carreira solo bastante irregular e Waters excursionando mundo afora apresentando shows clássicos do grupo, no caso os das turnês Dark Side of the Moon e The Wall?. Tentarei dar essa resposta mais para a frente.

Rick Wright, David Gilmour e Nick Mason em 1994

Vale a pena ressaltar o time que está em The Endless River: David Gilmour, o finado Rick Wright (teclados), Nick Mason (bateria), Guy Pratt (baixo), Bob Ezrin (baixo), Jon Carin (teclados), Damon Iddins (teclados), Gilad Atzmon (saxofone, clarinete), Durga McBroom (backing vocals), Louise Marshal (backing vocals), Sarah Brown (backing vocals) e um quarteto de cordas formado por Chantal Leverton (viola), Victoria Lyon (violino), Helen Nash (violoncelo) e Honor Watson (violino).

Segundo Gilmour, o álbum é uma homenagem para Wright, que faleceu de câncer em 15 de setembro de 2008, e foi construído aproveitando-se mais de vinte horas de material que foi registrado entre 1993 e 1994, e que acabou ficando de fora de The Division Bell por diversas situações, sendo finalizado no estúdio caseiro de Gilmour durante o decorrer desse ano. Essa material é conhecido entre os seguidores do Pink Floyd como o famoso álbum de música ambiente The Big Spliff, o qual nunca foi lançado oficialmente. Efetivamente, os produtores Phil Manzanera, Youth e Andy Jackson pegaram o material que já tinham do The Big Spliff, e com a regravação de algumas partes por Gilmour, Mason, Atzmoth e Pratt, concluíram The Endless River.

Dentre vários aspectos envolvendo a divulgação do álbum, alguns chamavam a atenção, como os gigantescos cartazes espalhados por Estados Unidos e Inglaterra, além da afirmação de que o cientista Stephen Hawking iria participar com sua voz. A curiosidade sobre a participação do cientista Hawking é matada logo de cara, com "Things Left Unsaid", uma canção meditativa apenas com falas do cientista e longos acordes de teclados acompanhando um triste solo de guitarra, lembrando o início de "Shine on You Crazy Diamond", que estende-se para "It's What We Do", a qual privilegia os solos de Wright com o moog e um tradicional solo de Gilmour, em um andamento suave e bastante viajante, característico dos bons momentos do Floyd pós-Waters, daqueles de fazer qualquer fã de Gilmour abrir um grande sorriso ao ouvi-lo, e "Ebb and Flow", pequena faixa com Wright ao piano elétrico e intervenções da guitarra, formando uma mini-suíte de doze minutos que cria o pensamento de "Oh, não temos falcatrua por aqui".

Um dos vários cartazes gigantescos espalhados para promover o álbum

"Sum" também surge com um clima bastante meditativo nos sintetizadores de Wright, que rapidamente nos remetem a faixas como "Take it Back" ou "What Do You Want from Me", até a guitarra de Gilmour surgir rasgando a canção ao meio, para mandar aos ouvidos do fã solos recheados de marcações entre guitarra, teclados e bateria, concentrando-se bastante no uso do slide guitar e hammer, levando-nos para as percussões de "Skins", uma viagem sonora que agradará aos saudosistas da primeira parte de "A Sacerful of Secrets", com Mason finalmente mostrando trabalho e a guitarra de Gilmour viajando entre as viradas percussivas criadas para a canção. "Unsung" é uma breve vinheta com sintetizadores interceptados por viajantes passagens de guitarra, trazendo a bela "Anisina", uma balada muito emocionante na qual Wright brilha ao piano, enquanto Gilmour novamente exibe-se com o slide e contendo uma majestosa participação de Gilad Atzmon no saxofone, bem como uma tímida presença de vocalizações, e assim, entre breves trovões, concluímos metade de The Endless River com o que podemos chamar de duas mini-suítes instrumentais muito interessantes, mas sem apresentar nada de novo.

Passamos então para uma série de canções muito breves que exaltam as qualidades de Wright, começando com "The Lost Art of Conversation" uma triste faixa com Wright ao piano e muitas camadas de sintetizadores, seguida por "On Noodle Street", na qual o músico sola com o órgão acompanhado por um leve andamento de baixo e bateria, bem como intervenções pontuais de guitarra e sintetizadores. "Night Light" retorna para as viajantes camadas de sintetizadores, e então começamos a perceber que The Endless River está se tornando um tanto quanto repetitivo, girando em canções que mais parecem construídas em um computador (o que não deixa de ser verdade) e sem muita adição de música em si.

"Allons-Y (1)" é a primeira canção mais animada de The Endless River, com aquela levada marcante dos álbuns A Momentary Lapse of Reason e The Division Bell, e nesse momento, mais uma pulga salta da orelha do ouvinte para lhe avisar: "Meu caro, observe, não está faltando nada?". Sim, as vocalizações femininas que tanto agradaram nos dois álbuns citados, simplesmente sumiram, e pior (ou melhor), o disco é todo instrumental. Sim meus amigos, um álbum do Pink Floyd TODO instrumental, isso é o que temos em The Endless River. O ritmo de "Allons-Y (1)" continua em "Allons-Y (2)", a qual surge depois de "Autumn' 68", canção nada próxima a "Summer' 68", apenas com sintetizadores e órgão de igreja repetindo um breve  tema. Hawking volta em "Talkin' Hawkin'", blues suave levado pelas camadas de órgão, piano, baixo e bateria com tímidas participações da guitarra, e o escritor da célebre obra "O Universo Numa Casca de Noz" fazendo mais uma fala para The Endless River, no meio da canção.

Versão em vinil dduplo de The Endless River

A tensa "Calling" é responsável por abrir a última parte do disco, com sintetizadores que parecem ter sido extraídos da trilha sonora de algum álbum de ficção científica, saindo das pequenas vinhetas para fazer um meio-de-campo entre elas e a maior canção do álbum (em termos de duração), que é "Louder than Words", composta pela esposa de Gilmour, Polly Samson, e que já havia saído na mainstream rock radio nos Estados Unidos, inclusive ganhando uma espécie de single quando de seu lançamento, e única a contar com os vocais de Gilmour e vocalizações femininas durante o refrão, tornando-o The Endless River um álbum não totalmente instrumental. Particularmente, achei essa a canção mais fraca do álbum, e seu contraste com o que ouvimos anteriormente torna-se gritante. Apesar de não ser uma má canção, ela é um tanto quanto uma repetição paraguaia dos melhores momentos do Floyd, apresentando além das características citadas acima um majestoso solo Gilmouriano, que é o principal momento de "Louder than Words".

Entre ela e "Calling", Gilmour exibe-se acusticamente em "Eyes to Pearls" e "Surface", duas faixas relativamente curtas, na qual a primeira apresenta apenas camadas de sintetizadores e um tema simples feito pelo violão, enquanto a segunda contém um dedilhado nervoso ao violão, vocalizações, sintetizadores e o esmagamento das cordas do slide guitar de Gilmour.

Capa do "single" de "Louder than Words

O álbum receberá o lançamento em três formatos: CD normal, vinil duplo e DELUXE, além da versão digital. Em especial, a versão DELUXE traz o CD + DVD / Blu-Ray com clipes para "Anisina", "Untitled", "Evrika (A)", "Nervana", "Allons-y" e "Evrika (B)", e alguns mimos, além de três bônus: "TBS9", destacando as densas camadas de sintetizadores e com uma interessante participação do baixo de Guy Pratt,  o que também acontece em "TBS14", essa já concentrada mais na guitarra, metamorfoseando-se em um embalado blues, e "Nervana", inimaginável canção com Gilmour soltando distorção como jamais visto na história do Pink Floyd, partindo para uma animada jam instrumental construída sobre um riff grudento e simples, que poderia muito bem ter encerrado o álbum no lugar de "Louder than Words". Pelo menos ia fazer mais sentido ao disco. Não preciso nem dizer que a versão DELUXE é bastante recomendável, e o preço não é dos menos acessíveis.

Respondendo então a pergunta lá de cima, a imagem para Wright prometida por Gilmour é muito bonita de se ouvir. Ouvindo como um fã de Pink Floyd que sou, gostei do álbum, apesar de achá-lo um tanto quanto repetitivo, mas acredito que isso se deve por que não sou muito acostumado com música ambiente, e tão pouco consideraria ouvir um disco do Floyd dessa forma. Por outro lado, sinto que houve um certo "C" de ciúme por parte de Gilmour em relação ao tremendo sucesso que Waters estava vivendo em carreira solo. Posso estar exagerando, mas quem acompanha a carreira solo de Gilmour irá concordar comigo que The Endless River podia tranquilamente ter sido lançado sob o pseudônimo David Gilmour, mas, é claro que o pseudônimo Pink Floyd chama muito mais atenção e gera muito mais cifras.

O fato é que, independente se minha análise conspiratória sobre o lançamento do décimo quinto álbum do Floyd ser verdadeira ou falsa, enquanto o grupo tiver material perdido com qualidade similar a este, vale a pena sim que o mercado e os fãs sejam propiciados e agraciados com ele. Portanto, há sim necessidade do Pink Floyd lançar um novo álbum de estúdio vinte anos após praticamente sumir do mapa, não para ganhar algumas cifras a mais, para dar um gosto de "viu, sou melhor que você" à Gilmour ou qualquer outra teoria conspiratória que as mentes criativas mundo a fora possam criar, mas para mostrar aos novos amantes da música aquilo que os velhos já sabem há muito tempo: em se tratando de boa música, o Pink Floyd é um perito.

Material da versão DELUXE

Track list

1. Things Left Unsaid
2. It's What We Do
3. Ebb and Flow
4. Sum
5. Skins
6. Unsung
7. Anisina
8. The Lost Art of Conversation
9. On Noodle Street
10. Night Light
11. Allons-y (1)
12. Autumn '68
13. Allons-y (2)
14. Talkin' Hawkin'
15. Calling
16. Eyes to Pearls
17. Surfacing
18. Louder than Words

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...