segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Discos Que Parece Que Só Eu Gosto: Wishbone Ash - Lost Pearls [2004]


Algumas coletâneas lançadas no mercado são geralmente meras caça-níqueis, com artistas resgatando algumas obscuridades de períodos clássicos e faturando algum em cima de discos consagrados. Porém, raras são as bandas que investem em resgatar para os fãs anos perdidos, de pouca fama ou relevância, mas que podem ter suas qualidades, e principalmente, atestam que nem sempre o que chegou ao mercado coincidia com o que poderia ter sido registrado definitivamente. Um bom exemplo são as joias perdidas que os ingleses do Wishbone Ash apresentaram aos fãs somente nos anos 2000, as quais foram registradas em 1978 (onze das doze faixas do CD são deste período).

Nessa época, o Wishbone Ash tinha na formação Andy Powell (guitarra, vocais), Martin Turner (baixo, vocais), Steve Upton (bateria) e Laurie Wisefield (guitarra, vocais). As canções que constituem esse incrível resgate, praticamente obscuro na carreira dos ingleses, demonstram que o quarteto, apesar de estar longe dos áureos tempos progressivos e experimentais dos clássicos Pilgrimage (1971) e Argus (1972), envergava muito bem para ser uma belíssima banda capaz de sobreviver aos anos 80, trazendo rocks regados de embalo e peso, sendo as mesmas um exemplo de uma fase de transição que muitos grupos sofreram, e que foi abalada principalmente pela busca de um sucesso radiofônico e conquista de um mercado que já havia sido deles (exemplos não faltam, como Jethro Tull, Emerson Lake and Palmer, Genesis e por aí vai). 

Martin Turner, Andy Powell, Steve Upton e Laurie Wisefield

Basicamente, todas  (dez de doze) acabaram sendo registradas mas ficaram de fora dos lançamentos oficiais, no caso No Smoke Without Fire (1978) e Just Testing (1980), e comparando o material final que chegou às lojas em ambos os álbuns com a qualidade distribuída por Martin Turner nessa bela coletânea, é difícil entender o por que das mesmas terem sido banidas dos lançamentos finais.

Mas graças aos esforços de Martin, Andy Powell e do produtor Guy Roberts, essas "pérolas" foram encontradas em uma antiga fazenda inglesa, na cidade de Pigsty, propriedade de Kevin Harrington, que havia trabalhado com o grupo durante a década de 70, e com um devido tratamento de restauração, saiu para o mundo e aos fãs em 2004, colecionadas com o nome Lost Pearls.

Claire Hammill
Esse fantástico CD, cujo título inicial seria The Pigsty Tapes, abre com dois rocks excelentes, que são a pancada "Is Justice Done?", com um refrão grudento perfeito para levantar arenas,  e"The Bells Chime", mostrando toda a excelência das guitarras do Wishbone Ash, bem como o som marcante que o grupo fez no final dos anos 70. Segue-se a balada "Hard on You", destacando os vocais de Laurie, e mais rock 'n' roll embalado, agora com "Out on a Limb", que poderia estar em álbuns de grupos como Lynyrd Skynyrd. Para quem não conhece esse período do grupo, certamente o que mais irá chamar a atenção é a voz delicada de Laurie, bem diferente do grave vocal de Ted Turner ou do próprio Martin Turner por exemplo. 

A crueza da gravação de "Where You Been" é tão bela quantos as linhas Kiss impregnadas nos riffs e na levada da voz de Martin Turner (que lembra bastante o vocal de Ace Frehley), e essa distinção vocal pode ser ouvida com clareza nas duas versões do boogie "Halfway House", uma com Martin nos vocais e outra com Claire Hammill assumindo a voz, lembrando que Claire fez diversas participações nos álbuns Just Testing  e Number the Brave (1981).

"Football and Boxing" é a canção mais pesada do álbum, com um riff poderoso e a voz marcante de Martin Turner estourando as caixas de som, e seu riff expande-se para uma longa e animada Jam Session, chamada "John Serry Jam", com as guitarras exibindo-se graciosamente para o ouvinte sobre o acompanhamento saculejante do baixo e da bateria, nesta que é a melhor canção do álbum. 

Temos ainda uma estupenda versão ao vivo para o clássico de Chuck Berry, "Too Much Monkey Business", gravada em 1978, uma rara "Night Hawker", registrada em 1982 e única canção dos anos 80, com Trevor Bolder no baixo (substituindo o afamado John Wetton) e com um show das guitarras gêmeas de Powell e Laurie, e a versão demo da pancada "Sheriff of Sherwood", canção instrumental que poderia facilmente estar registrada em Argus ou Wishbone Four, e cuja versão final  foi lançada oficialmente como a fantástica "Stand and Deliver", em No Smoke Without Fire.

Martin Turner, Laurie Wisefield, Steve Upton e Andy Powell

Se para muitos fãs Lost Pearls não faz jus ao nome de Pérolas Perdidas, por não trazer nada da época dourada do Wishbone Ash (que compreende seus cinco primeiro álbuns), e por isso totalmente desprezado, para mim é um disco perfeito para mostrar ao mundo que não somente as guitarras gêmeas de Ted e Andy eram a única qualidade do Wishbone, mas sim canções que fazem a festa, sacudir os dedos, tocar sua air guitar ou simplesmente valer a pena o tempo e o dinheiro investido.

Contra-capa de Lost Pearls

Track list

1. Is Justice Done?
2. Bells Chime
3. Hard On You
4. Out On A Limb
5. Where Have You Been?
6. Halfway House 
7. Halfway House 
8. Football And Boxing
9. John Sherry Jam
10. Too Much Monkey Business (Live) (Demo Version)
11. Night Hawker
12. Sheriff Of Sherwood (Demo Version)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...