segunda-feira, 28 de abril de 2014

War Room: The Last Day - The Last Day [1972]



Por Mairon Machado
Convidados: Adriano "Groucho" KCarão e Marco Gaspari

O War Room desse mês é dedicado ao leitor Elardenberg, que nos indicou o álbum The Last Day, do grupo de mesmo nome, durante a matéria sobre os Melhores de Todos os Tempos do ano de 1972. Adriano KCarão, Marco Gaspari e Mairon Machado, conhecidos por admirar bandas um tanto obscuras, toparam conhecer o grupo ao mesmo tempo. Vamos para as opiniões do trio sobre o álbum dessa desconhecida banda de rock cristão dos anos 70.

1. God's Nature

Adriano: Ouvindo já.

Mairon: Soltei o play.

Marco: O Adriano com sua conexão movida a carro de boi.

Adriano: Legalzinho esse sax.

Mairon: Procurei nomes dos integrantes, historia do grupo ou qualquer outro fato mais importante relacionado a essa obra, mas não encontrei nada, somente o arquivo que o Elardenberg nos passou.

Adriano: Melhor assim. É legal experienciar obras de arte sem nenhuma informação prévia. A única informação prévia que considero essencial é: NÃO EH METÁU!!

Marco: Não nega que é americana... e vão pro céu, porque é bem legal essa primeira música.

Adriano: Eu tô bebendo cerveja enquanto escuto. É pecado?

Mairon: Eu to bebendo uisque, acho que também posso estar pecando.

Marco: Alguém sabe o ano?

Adriano: 72, não?

Mairon: Sim, 1972. Gostei desse início. Vocalizações suaves, uma boa guitarra e com certeza, o saxofone se destacando.

Adriano: Só o Elardenberg sabe as informações. Acho que é a banda dele.

Mairon: Pior que pelo que consta, nem ele sabe mais nada além do link.

Marco: Meio atrasado o som... pensei que fosse antes de 70.

Adriano: É muito jazz. Jazz pop.

Mairon: Não encontrei nada de progressivo até agora, mas é bom de ouvir. A letra pelo jeito é muito evangélica, mas não vou me deter nisso.

Marco: Sax'n'jazz'pop&roll, segundo o progarchive.

Mairon: O site nos passado indica: Classic Rock/Folk Rock.

Adriano: Curti as vocalizações. Melhor do que quando o rapaz canta sozinho. Eu não levo a sério a minha própria opinião quando escuto algo pela primeira vez, então também não levem, leitores.

2. I Hear The Lord

Mairon: Oh, uma moça cantando. Essa já é mais folk. Me lembra Joan Baez.

Adriano: Opa, essa vai ser power pop??

Mairon: De novo o saxofone se destacando.

Adriano: Só sei que é boa! Essa eu tô curtindo mais. Violãozinho, uns tímpanos meio deslocados, mas esse vocal e o sax.

Mairon: Creio que o único pecado é a letra evangélica, pois o som é bom.

Adriano: "I want you, I need you, I love you" haha.

Marco: Putz. Joan Baez? Forçou agora... incrível como tinha banda boa e desconhecida...

Mairon: Isso é verdade Marco.

Adriano: Acho meio tosco essas coisas de letra romântica que a galera transplanta pra letras evangélicas. Mas o próprio termo rock 'n' roll tem origem evangélica e foi transplantado pro rock "pagão", então tá perdoado. Em nome do Senhor!

Marco: Mas insisto que esse disco tem cara de anos 60.

3. Cloud Of Glory

Mairon: Oh, Lynyrd Skynyrd com saxofone. Muito bom.

Adriano: Não fosse o sax, eu ia pensar que era Lynyrd Skynyrd agora.

Mairon: Bah, mudou tudo, que misturança. Esse saxofone está fazendo misérias.

Adriano: Opa, mudou haha!

Mairon: Eu acho que tem uma cara flower-power mesmo.

Adriano: Mas é bem soft, bem pop, bem fresco. haha.

Mairon: Olha só que vocalizações.

Marco: Acho normal o sax. Melódico e safadinho, como todo padre mal intencionado.

Adriano: Hahaha!

Mairon: Ahuahuahauhauauau!

Adriano: Tá parecendo o Sly & the Family Stone.

Mairon: Não, o Sly era do coisa-ruim.

Marco: Se entender as letras estraga.

Adriano: Eu escuto Catedral, com seus hits "Chame a Deus", "Bendize Ó Minh'Alma" e tô achando tudo lindo. Não sei por que o Mairon se incomoda com as letras. Logo ele que escuta tanto Yes!

Mairon: Imaginem ir para uma igreja e ouvir esse lindo solo de guitarra.

Marco: Gostoso esse solinho. Elardenberg vai pro céu.

Mairon: As letras do Yes são ótimas. Essas letras evangélicas não combinam com o meu pensamento, me desculpem.

Adriano: Cara, isso é Lynyrd Skynyrd convertido pelo pastor Sly Stone.

Marco: Também pode ser o Grateful dead de 71/72, com outros vocais.

Adriano: Pow, Mairão, vc não curte nem os Byrds cantando "I like the christian life"?

Mairon: Não curto Byrds.

4. Come On Home

Mairon: Essa é mais flower-power impossível.

Adriano: Voz e violão.

Marco: Muito bom... muito bom... muito bom... acho que vou gastar os muito bom aqui pra não ter que ficar me repetindo.

Adriano: A cerveja acabou aqui. Mas Deus proverá!

Mairon: Essa levadinha acústica, e esse vocal feminino com o masculino, são belíssimos. Estou sendo levado pelos braços do Senhor ouvindo esse álbum. Grata surpresa. Muitas variações.

Adriano: Indo pegar mais cerveja.

Mairon: O Elardenberg não irá gostar , aheaheoiea

Marco: Eu quero que progressivo se foda. Pau na bunda do Magma. Vou me converter.

Mairon: Cara, esse saxofonista é o David Jackson cristão.

Marco: Muita maconha na casa do senhor.

Adriano: Hahaha! Gente, sério, tô achando o disco legal, mas por enquanto nada impressionante. Bom mermo são as banda gospel brasileira.

Mairon: As bandas gospel americanas são excelentes. Aquele filme, Matadores de Velhinha, tem uma trilha sonora foderosa.

Marco: Eu gosto... quero que você se dane, Adriano.

Adriano: De que adianta ir à missa se você manda seu colega consultor se danar?

Mairon: Eu estou gostando também. Bom de ouvir em um dia como hoje, chuvoso

Adriano: Aqui não tá chovendo. Quer dizer, tá chovendo graças do Senhor

5. Saxiano

Mairon: Uma balada com piano. Acho que o disco caiu um pouco seu nível nesse momento. O início foi muito bom, mas agora começa a ficar meio maçante. O nome representa bem o que é a canção, apenas sax e piano, nada de mais. Bonito até, pensei errado no seu início.

Adriano: Hahaha!

6. What Ya Gonna Do


Mairon: Boas vocalizações, mas o que se destaca mesmo é o saxofone, não dá para negar.

Adriano: Bem, depois da "Saxiano", o sax entra arrasando corações. Parece música de comercial! Esses caras estavam à frente de seu tempo. Isso é a cara da música genérica dos anos 90.

Mairon: Será que são dois saxofonistas?

Adriano: Parecem ser 2 sax, sim.

Marco: O cara do saxofone comprou o sax por aqueles dias. Só ele quer tocar.

Mairon: Esse som da bateria para mim é algo que me encanto totalmente. Olha a virada da canção. Agora sim, as vocalizações tem força.

Adriano: São dois sax. Resta saber se são dois saxofonistas ou se é um aloprado, como o Ara Tokatlián do Arco Iris.

Mairon: Belo disco Adriano, aliás.

Adriano: Hahaha! Verdade! Mas se fosse guitarra ninguém tava estranhando.

Mairon: Mas com o saxofone ficou muito bom e diferente.

Adriano: O Gaspari tem algo contra sax presente. Três sessões de análise e eu descubro por que ele odeia Supertramp!

Marco: Nada contra, Adriano, não precisa ofender citando o Supertramp.

Mairon: É que o Marco gosta só do David Jackson. Nem o Coltrane é um bom saxofonista para ele.

Adriano: Mas ele ama o Van der Graaf Generator. É amor e ódio!

Mairon: Essa baladinha não agradou.

Adriano: Cara, é sério. É comercial de quê? Maio é o mês das noivas e tal...

Marco: Como toda missa, não vejo a hora em que acaba... vamos lá, Aleluia...

Mairon: O álbum começou muito bem, mas caiu bastante nesse que suponho seja o Lado B

7. Sittin On A Thought

Mairon: Outra baladinha.

Adriano: Já passou a hora das ofertas.. Já pegaram o dinheiro, tão se lixando pra qualidade..

Marco: Não tem esta mýusica aqui...

Adriano: "mýusica" O Gaspari tá falando kobaïan.

Mairon: Opa! Sério?

Marco: Achei... tava se confessando. Já voltou.

Mairon: Heuaheuaheuhueae. Acho que vamos perder um leitor depois dessa.

Marco: Esqueceu que tô sem dedo?

Adriano: Cara, eu repito: não levem a sério meus comentários em uma primeira audição. Eu só iria elogiar o disco se ele fosse MUITO MUITO diferente de tudo o que eu já ouvi.

Marco: Esse disco podia acabar na quinta música. seria perfeito. Top 10 pra se levar no bazar da paróquia.

Adriano: Tô só ouvindo e dizendo com que eu acho parecido.

Mairon: Decepcionante esse Lado B. Ainda mais depois do ótimo início.

Adriano: O início não me agradou tanto, mas era bem diferenciado. Agora tá muito genérico. Prefiro o Pe. Fábio de Melo.

Marco: Que raio de comentário é esse, Adriano?

Adriano: Qual, Marco?

Marco: Diferenciado, genérico...

Mairon: Eu prefiro a Mara Maravilha

Marco: Mãe, falta muito? tô apertado!

8. One In The Spirit

Adriano: Opa!

Mairon: Finalmente, voltou a pegada do início.

Adriano: Ei, essa eu gostei! hahaha. Parece o quê? Me lembra algo..

Mairon: Lembra The Band.

Adriano: "It's the time of the season for loving..." ... The Zombies

Mairon: Também.

Adriano: Enfim, é bem peculiar. Interessante. A construção em cima dos violões ficou bacana. A alternância entre vocal masculino e feminino também. Preciso falar do sax? Haha! A bateria já tava enchendo o saco.

Mairon: Disse tudo Adriano.

Adriano: Opa! Mudaram. Já era tempo, de fato.. Sou o cara do sax. hahaha

Marco: Boa!

Adriano: Olha isso!

Marco: Só o Adriano quer comentar... tô ficando acuado aqui

Adriano: Sax e violão fazendo dueto em riff de encerramento. Essa banda sabia inovar de vez em quando!

Mairon: O problema é que não me identifico com a letra, e acho que isso está comprometendo a audição.

Adriano: Pow, Mairão. É hora de aceitar Jesus, cara! Jesus te ama, e o Marco também!

Mairon: Eu amo o Marco, mas não consigo me simpatizar com Jesus, O Senhor!

Adriano: Eu nunca tive problema com letras cristãs. Quando digo que sou fã de Catedral e Oficina G3, todo mundo pensa que é onda, mas é sério.

Mairon: Catedral é a banda aquela que o vocalista imita o Renato Russo?

Adriano: Mas Catedral >>> Legião Urbana (PEDRAS, MICAEL!!!)

Marco: Vocês falam muito, eu não consigo escutar a música.

9. Heaven In Your Heart

Mairon: Mais uma balada, essa bem folk.

Adriano: O vocal dessa moça no fundo fica interessante. O vocal do rapaz em primeiro plano nem tanto.

Mairon: Essa não tem saxofone, vocês perceberam?

Adriano: O saxofonista deve tá rezando ajoelhado no milho. Pecado da Soberba. Ou então foi comungar.

Marco: Tô achando decepcionante esse lado 2... vou prum centro espírita.

Mairon: Eu também Marco. Viram a capa do LP? Muito "bonita". Parece que foi meu enteado que pintou.

Adriano: Vi não!

Marco: Já comi.

Adriano: Já comeu quem?

Marco: A Soberba. Um pecado!

Adriano: Essa capa é um cenário da She-Ra? Tem que encontrar aquele bichinho?

10. Joyful Noise

Mairon: Para quem gosta de Jorbe Ben, esse início é perfeito!

Adriano: Haha. O saxofonista voltou.

Mairon: Mas já mudou. Essas inclusões de Jesus para lá, jesus para cá, não me agrada. Os saxofonistas mandando ver.

Marco: Sei lá Mairon, acho bom você não publicar esse War Room...

Mairon: Claro que vou, somos homens para assumir nossas opiniões.

Marco: Que opinião? Paramos na quinta música. O resto foi o Adriano pregando.

Mairon: UAHOEHOAIHEOAIHEO. Os discos gospel do Bob Dylan são melhores que esse!

Adriano: Cara, eu acho legal a construção sobre bases do violão

Marco: Faltou força no martelo.

Mairon: Taí Marco, uma guitarrinha para encerrar o álbum com estilo.

Adriano: Opa! Tem um guitarrista, galera! É o George Benson?

Marco: Hehe... parece.

Mairon: Lembra bastante.

Adriano: Esses violões não lembram o Arco Iris, Mairão? Com bem menos qualidade, claro, por que Arco Iris > Jesus

Mairon: Não, Arco Iris é melhor.

Adriano: Próximo war room vai ser com Catedral.

Mairon: O Marco escolhe o próximo.


Considerações Finais

Mairon: Gostei muito do início do disco, mas depois, as baladas diminuiram bastante o tesão que o álbum havia provocado.

Marco: Mi consi fin é q gos d dis pe meta .

Mairon: GENIAL MARCO!

Adriano: Caralho, o Marco perdeu todos os dedos???

Mairon: E tam gos d dis pe meta, a pri meta.

Marco: Adriano, vou ter que contar a piada?

Mairon: Adriano, não peça isso, por favor

Adriano: E n gos d dis, M gos d Elard.

Mairon: E tam gos do Elard.

Adriano: Desculpem, eu estava distraído. Colocando pra ouvir "Where Is Yesterday" do United States of America, faixa que começa parecendo uma missa

Mairon: Esperava bem mais do álbum, mas agora entendo por que ele é tão raro.

Marco: Bom, o disco lembra um monte de coisas bacanas que eu não consigo lembrar. Depois cansou. E muito. Vou cumprimentar só o lado A do Elardemberg.

Mairon: Não é algo que eu vá ouvir diariamente, mas não posso negar que o lado A é muito bom.

Adriano: Falando sério - o quanto a cerveja permitir -, a princípio só não gostei de o disco ser bem soft, bem pop. Depois ele ficou meio qualquer coisa, mas a banda surpreende às vezes. Sei lá, esses anos de 68 a 75 oferecem tantas coisas maravilhosas, que é meio apelação comentar esse disco assim principalmente se for o Tago Mago. Programem-se.

Marco: É isso aí... agradeço a oportunidade de me reunir com tão nobres companheiros, mas a mulher me chama...

Adriano: Até o próximo culto. Paz do Senhor, irmãos!

Mairon: Valeu meus caros, até a próxima. Em nome do senhor Steve Howe e da deusa David Bowie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...