segunda-feira, 11 de novembro de 2013

War Room: Camel - Mirage [1974]





Por Mairon Machado

Convidados: Adriano "Groucho" KCarão e Micael Machado

Uma das bandas mais reconhecidas entre os admiradores de rock progressivo é o inglês Camel. Com uma vasta carreira, o grupo teve seu ápice no segundo álbum, Mirage, de 1974, cujas impressões de Mairon Machado, Adriano Groucho KCarão e Micael Machado foram assim descritas no último War Room desse ano."

1. Freefall

Mairon: Para sabermos, a formação é: Andrew Latimer (guitarras, flauta, vocal em "Nimrodel/The Procession/The White Rider" e "Lady Fantasy"), Peter Bardens (órgão, piano, Minimoog, Mellotron, vocal em "Freefall", Fender piano, Clavinet), Doug Ferguson (baixo) e Andy Ward (bateria). De cara, já curti a introdução.

Adriano: Primeiro disco acho que é melhor - só de ter "Arubaluba" já é O MELHOR DE TODOS OS TEMPOS -, mas Mirage é divino! Adoro "Free Fall" também.

Mairon: Animalesca, guitarra, teclados e essa bateria marcando é algo.

Adriano: Intro espetacular, melodia vocal perfeita - contagiante é pouco!

Micael: Eu nunca ouvi nada do Camel, não me chamou a atenção de ir atrás. De tudo o que li, esperava mais teclados, fiquei surpreso com a guitarra bem à frente!

Adriano: Eu vivia cantarolando essa música!

Mairon: Bah, muito bom. Vocais modernos e a guitarra comendo. É bem mais hard do que progressivo.

Micael: Essa mudança para um ritmo mais jazzístico é muito boa!

Mairon: E essa virada jazzística? Sensacional. Esse guitarrista parece o Jan Akkerman.

Micael: Começo a entender a devoção de tanta gente ao Latimer!

Adriano: Latimer é o Gilmour de quem não vive chapado, mas também deve ser bom ouvir Camel chapado.

Micael: Voltou a parte marcada, que não curti muito, mas já mudou de novo!

Adriano: DOWN DOWN DOWN DOWN, OH YEAH

Micael: "Latimer, Latimer", mas esse baterista é muito bom também!

Mairon: Muito bom, não esperava algo assim. Eu ouvi esse disco há uns dez anos, e mais um ao vivo do Camel também. Não sei porque não me chamou tanto a atenção na época.

Micael: Houve um tempo em que nem mesmo o Mairon entendia muito de música! Foi antes do Beethoven e do Bach, mas teve! E para falar algo contra, não gostei dos vocais!

Mairon: Eu curti os vocais do Barden.

Adriano: Esse riff principal [da intro] é Yes puro, mas o resto da música não.

Micael: Discordo, Não ouvi Yes aí!

Adriano: É quase igual àquele riff perto do final de "Siberian Khatru"

Micael: Excelente composição, quero ver manterem o nível!

Adriano: Só vai melhorar, Micael.

2. Supertwister

Mairon: Focus com Gentle Giant?

Micael: Lembra mesmo, Mairon!

Mairon: Olha que coisa linda de Steve Howe isso.

Micael: Curioso como tanta banda usava flauta na época!

Mairon: Linda essa flauta.

Adriano: Amigo meu deu a descrição perfeita de "Supertwister": é um deserto como paisagem sonora. O ruído do final reforça essa tese haha.

Micael: Bela melodia, mais prog que a primeira. Curioso que a guitarra, destaque de Freefall, sumiu para dar lugar à flauta!

Mairon: Esse órgão com a flauta é sensacional. Ótimos músicos.

Adriano: PRECISO DE CERVEJA.

Mairon: Estou no meio de um litrão.

Adriano: Os caras fazem você sentir calor com a música e no final abrem uma cerva e derramam no copo. MUITA COVARDIA!

Micael: É já no próximo álbum que é todo instrumental?

Mairon: Como os anos 70 foram promissores.

3. Nimrodel - The Procession - The White Rider

Mairon: Primeira das duas longas suítes. Essa eu vou viajar. É a unica que eu conheço bem.

Micael: Nem tão longas assim...

Adriano: PERFEITA! Minto!

Micael: "Fools Overture"?

Adriano: O Gaspari vai amar essa comparação haha

Mairon: Lembra Micael, mas aqui o tom é medieval.

Micael: Só pela flauta e o ritmo marcial.

Adriano: Essa música tem um só defeito: o primeiro tema vocal não é retomado no final.

Mairon: Pessoal, acabei de falar com o Marco e ele me pediu para escrever isso aqui oh: "Bom, vou sair aqui. Boa sorte. E comece mandando o Adriano tomar no cú. Diga que fui eu que pedi."

Micael: Hahahaha.

Adriano: Hahahahaha.

Mairon: A introdução é uma viagem no tempo, e olha a mudança com a entrada dos teclados. Guitarra linda!

Adriano: Tem também "The Battle of Epping Forrest", do Genesis.

Micael: Esses primeiros minutos estão mais de acordo com a imagem que eu fazia do Camel do que as anteriores!

Adriano: O Camel criava climas mais floydianos que os do próprio Pink Floyd. hehe.

Micael: De Pink Floyd ouvi pouco! Ah, melhorou muito com o vocal do Latimer em relação ao do Bardens!

Mairon: Não sei por que, mas esa faixa me lembra King Crimson.

Micael: King Crimson foi uma boa comparação!

Adriano: Verdade.

Mairon: Canções como "Fallen Angel", por exemplo.

Adriano: CARALHO! Que entrada da guitarra! Camel é PUNK! Tenho vontade de fazer roda punk com muitas músicas do Camel!

Mairon: Bah, essas mudanças de andamento são chocantes. Ninguém está preparado.

Micael: Bastante sintetizadores, não só os teclados "comuns" da época.

Mairon: Vou ter que ir atrás de outros discos deles.

Micael: O Bardens entrou num clima meio Wakeman agora! E o Latimer também matando a pau! Que solo excelente, na falta de um termo melhor!

Mairon: Sonzeira.

Adriano: Volta à melancolia ...

Mairon: O The Snow Goose é tão bom quanto esse, Adriano?

Adriano: Todo mundo adora o The Snow Goose, MENOS EU! Acho bem razoável, mas tem uma faixa chamada "Rhayader Goes to Town", que é Maravilha Prog, e uma vinheta chamada "Friendship" que também é ótima. O The Snow Goose é uma ÓPERA ROCK instrumental! haha

Micael: Como não conheço, não posso opinar, mas só de ser conceitual e todo instrumental já desperta a curiosidade!

Adriano: O vocal do Latimer casa muito bem com essa música, mas acho que "Lady Fantasy" devia ser o Bardens no vocal.

Mairon: É Micael. Cara, que música sensacional. Maravilha prog.

Adriano: Adoro o final de "Nimrodel", mais Floyd que o próprio Floyd, mas queria que o primeiro tema vocal fosse retomado..

Mairon: Não consigo comparar com o Floyd. Está bem acima, mais próximo do Yes e do King Crimson, até por que o baixo se destaca

Micael: Também não comparo com o Floyd não! 

Mairon: Bah, olha ese slide. É o Steve Howe que surge abençoando o Camel.

Micael: Sobre a faixa, como esperava muitas mudanças de andamento e variações, mas de um jeito que não ficou sem sentido. Composição excelente, músicos excelentes!

Adriano: Vocês não sacam nada.

Micael: Só porque tem um slide já é Floyd? Capaz!
R-619057-1179739425


4. Earthrise

Micael: Esses ventos são para dar uma ideia de deserto, combinando com a capa?

Adriano: "Earthrise" é a mais fraca - e eu adoro! hehe

Mairon: Outra introdução magnífica. Por que não se faz mais nada nesse estilo.

Adriano: Ainda bem que eles não vão mais abrir cerveja...

Mairon: Focus animadinho! Será que não é uma Miragem de Focus? Acho que isso que a banda tentou passar, uma Miragem de várias bandas, mas em um estilo seu. Olha esse andamento. E todos os músicos são ótimos.

Adriano: Parece Focus mermo hehe.

Micael: Me chama a atenção que as músicas são diferentes entre si, se mostrasse para alguém como uma coletânea de várias bandas, alguns iriam cair!

Mairon: Certamente.

Adriano: Essa Miragem está melhor que algumas coisas reais, hehe

Mairon: Variações, variações, moog, sintetizadores, órgão, meu cérebro frita nesse momento para absorver tudo isso. E de-lhe pancadaria, que Maravilha!

Micael: Muito bom esse som! Realmente, para absorver tudo isso de primeira é complicado! Mas vale a tentativa!

Adriano: Melodias bonitinhas, guitarra cavaqueada como em "Nimrodel", e os temas são lindos. Mas os solos são melhores no Moonmadness.

Mairon: Acho que é um dos melhores discos que já ouvimos aqui no War Room, atrás do Long John Silver, mas bem à frente dos demais. Trabalho redondinho.

Micael: Até aqui, um disco incapaz de se criticar! Esse tecladista viaja pacas! Muito bom! E o Latimer indo junto!

Adriano: Esse disco todo arranhado ainda é melhor que esses discos de METÁU que vocês ouvem por aqui... Esse disco, vindo só a capa, é melhor que esses discos de METÁU que vocês ouvem por aqui...

Mairon: Concordo Adriano. E que sonzeira. Teclados e guitarras funcionando perfeitamente. E ainda tem gente que admira Iron Maiden. Olha esse batera, minha David Bowie

Adriano: Repito: é a faixa mais fraca, mas é muito boa! Acho ela meio "prog modelo", mas é ótima.

Mairon: Estou curioso para saber a opinião de gente como Fernando Bueno, Diogo Bizotto e Marco Gaspari sobr esse álbum.

Micael: O baixista é o que menos se destaca, mas é um grande instrumentista também! Composição muito boa!

Mairon: Fantástica!

5. Lady Fantasy

Adriano: DEUS DO CÉU!! Vocês aí falando de introdução, vão dizer o que agora???

Mairon: A canção mais clássica do Camel. Essa introdução até meu neto que não nasceu já ouviu. Cavalice é pouco!

Micael: Eu nunca tinha ouvido, Mairon!

Mairon: E voltamos ao Focus.

Adriano: Essa introdução só deve perder pra introdução de "Pirates" do ELP.

Mairon: "Heart of the Sunrise" e "Close to the Edge" são as melhores introduções do progressivo em todos os tempos. Que perfeição!!

Adriano: Eu conheci essa suite em um arquivo midi, daí me decepcionei com essa voz do Latimer, hehe. Devia ser a voz do Bardens.

Mairon: Aqui os vocais não encaixaram, mas os teclados com a guitarra são fantásticos.

Micael: Eu gostei dos vocais! Esse tema cantando me lembra algo que não sei o que é. Seria Doors?

Adriano: "Light My Fire". A batida é mezzo-bossa.

Mairon: Pode ser, o baixo e o órgão faz nos lembrar de "Light My Fire".

Micael: Não sei se "Light My Fire" especificamente, mas um "clima" The Doors permeia essa primeira parte!

Mairon: "Micaéu: o baixista dos Doors é muitu bom, principalmenti na "Laiti mai fairi"!"

Micael: Quando eu tinha uns doze, treze anos, achava o baixista dos Doors um dos melhores que já tinha ouvido!

Mairon: Bah, ótima comparação com o Doors, provando que o progressivo tinha suas ligações com a psicodelia californiana!

Adriano: Essa faixa é o que fizeram durante todo o disco, mas levando às últimas consequências: muitas mudanças bruscas, mas todas espetaculares! Solaço!!!

Mairon: Imaginem o tempo de ensaio para fazerem isso ao vivo. Só posso dizer: Solaço!!! [2]

Micael: Solaço!!! [3]

Adriano: CHUPA GILMOUR!!!

Mairon: CHUPA GILMOUR!!! [2]

Micael: O estilo é totalmente diferente do Gilmour, para quê esculhambar o cara? 

Mairon: Porque o Gilmour é fraco!

Micael: Gilmour fraco só na mente poluída de vocês dois!

Adriano: Eu sou fã da guitarra do Gilmour, mas o odeio como pessoa, apenas. 

Micael: Amor não correspondido, Adriano?

Adriano: Não. Amo o Waters, o Barrett e o Wright

Mairon: Eu sou fã da guitarra do Gilmour, mas o odeio como pessoa, apenas [2]

Adriano: OLHA ISSO, MELHOR, ESCUTA! O cara faz uma escala ascendente CAVAQUEANDO todas as cordas!!!

Mairon: Ouve isso!!! E o baixão?? E a bateria??? Solaço para fritar o cérebro e um ovo no asfalto.

Adriano: Esse tema quebrado no fim do solo também é LYMDO! Daí vem calmaria hahaha!

Micael: Quebradeira, calmaria, o cérebro vai pirando!

Adriano: As mudanças são bem bruscas, mas vc consegue perceber uma coesão, como pode isso?

Mairon: Sim, muito bem encaixados.

Micael: Concordo com a coesão!

Adriano: Esse tema no synth é lindo! TUDO É LINDO

Mairon: Esse sintetizador me lembra bandas brasileiras da década de 70, mas a variação entre Focus e Doors é muito boa.

Adriano: "It's all so beautiful" já dizia o Peter Hammill. 

Mairon: Difícil não fugir das comparações.

Micael: O clima a la Focus tá sempre presente mesmo!

Adriano: E continua a sucessão de ótimos temas.

Mairon: Que coisa linda, PQP! Wishbone Ash agora

Adriano: Que agudo de guitarra é esse? Coisa louca! E linda! Tema épico. O METÁU iria pegar essas coisas que o prog criou e repetir como matraca enferrujada..

Mairon: Como as bandas trabalhavam os vocais. Não se faz mais isso! 

Adriano: Olha a sujeira da guitarra!!! E esse baixo!

Mairon: Final sensacional, distorção comendo solta.

Micael: Não esperava essa virada para algo "balançado/pesado", depois de toda a calmaria anterior!

Mairon: Caralho! Adorei a guitarra. Batendo cabeça aqui, muito bom!

Adriano: Latimer lhe fodendo sem pedir licença! Maria da Penha nele!!! Que cara cretino sem escrúpulos!

Mairon: Aheuahuehaeuhaea!

Adriano: "Oh my lady fantasy I love you" aí senta distorção METÁU!! hahaha. Agora é o órgão. Tudo lindo!

Micael: Órgão matando de novo!

Mairon: Agora fiquei decpcionado com o Ronaldo. Esse disco era para ter entrado na lista de cinco discos para conhecer o órgão.

Micael: Mas não é Hammond, Mairon!

Mairon: Hum, verdade! 

Adriano: Não acho o Camel das bandas mais inovadoras, mas ainda assim bate facinho 90% do que se faz hoje...

Mairon: Acho que a inovação está na mescla de ritmos e na alternancia entre eles.

Micael: Facinho... bate muitas da época, inclusive, a julgar por esse álbum!



Comentarios Finais



Micael: Excelente álbum! Curioso que, por ser uma banda tão reconhecida, eu nunca tenha tentado escutar o Camel. Tá certo que este é o disco mais "famoso" deles, e um dos melhores, mas, pelo que ouvi, foi um grande erro ter ignorado a banda esses anos todos. Algo que pretendo corrigir o mais breve possível!

Adriano: Comentários Finais: OUÇA E TIRE SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES =p

Mairon: Surpreendente. Conhecia esse álbum, mas não lembrava de quase nada. Creio que ouvi em um período aonde trabalhava demais, e colocava música apenas de fundo, sem prestar atenção. Um disco mutio bom, que certamente me atiçou para viajar pela carreira da banda. Acho que o comentário do Adriano é perfeito.

Micael: Eu achava que era uma banda mais levada pelos teclados, mas parece que me enganei!

Adriano: Como eu disse, acho o primeiro disco pelo menos tão bom quanto o Mirage, embora seja talvez menos coeso. O The Snow Goose é bem aclamado, mas não me agrada muito. O Moonmadness é mais polido e cheio de virtuosidade que este, muito bom também. Mirage é o mais clássico, tem essas duas suítes eternas do prog e mais três lindas peças. OUÇAM!

Micael: Vale a pena!

Mairon: E ao vivo Adriano? Algo para indicar? A banda era tão redonda assim ao vivo?

Adriano: Ao vivo eu só vi videos no youtube. Nas músicas que assisti, os caras tocam IGUAL OU MELHOR que em estúdio. haha

Mairon: Bah, vou atrás.

Adriano: Sempre conheci o Camel mais pelo Latimer, como sendo o par virtuoso do Gilmour. Só vcs não acham parecido...

Mairon: Não achei mesmo.

Adriano: Eu achei que vocês todos conhecessem Camel. Sugeri pro Diogo uma vez, mas ele não aceitou a sugestão. Já que ele curte polidez e virtuosismo, achei q ele pudesse gostar do Moonmadness.

Mairon: O Diogo é uma bicha! Se fosse Brian Adams ou Spice Girls ele topava.

Adriano: Hahaha, ou o disco solo do roadie do Take That!

Micael: #partiu almoço que tô cum fomi!

Adriano: Brigado, Mairão! Valeu!

Mairon: Até mais! Abração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...