segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Dave Matthews Band - Big Whiskey and the GrooGrux King (Super Deluxe Edition) [2009]




Em agosto de 2008, o saxofonista LeRoi Moore, um dos grandes nomes de seu instrumento na década passada, morreu aos quarenta e seis anos em decorrência de ferimentos sofridos em um acidente de carro na sua fazenda, localizada em Virginia, Estados Unidos. Ali, o grupo no qual LeRoi tocava, o Dave Matthews Band, estava finalizando seu sétimo álbum, o qual foi lançado em junho de 2009. 


Este álbum acabou virando uma bela homenagem ao saxofonista, e ganhou status de comoção com o belíssimo caixote que recebeu. O nome da caixa: Big Whiskey and the GrooGrux King (Super Deluxe Edition), lançada no mesmo ano.  


Big Whiskey ao abrir
O álbum em si é praticamente uma despedida para LeRoi. Comandado pelo vocalista, compositor e instrumentista sul-africano que dá nome à banda, o Dave Matthews Band, que ainda possui os músicos Boyd Tinsley (violino), Stefan Lessard (baixo), Carter Beauford (bateria), contou com a participação de Tim Reynolds (guitarra), Jeff Coffin (saxofone), Danny Barnes (banjo) e Rashawn Ross (trompete) na conclusão do álbum, já que LeRoi deixou apenas uma parte do material registrado antes de falecer. E esse time fez um disco muito emotivo, que alcançou o primeiro lugar em vendas na parada americana, sendo o quinto disco consecutivo do grupo a alcançar tal posição quando de seu lançamento, vendendo nada mais nada menos que quatrocentas mil cópias em uma semana.

A elaborada capa do álbum, totalmente desenhada por Matthews, traz ao centro um retrato de Moore como uma cabeça gigante e coroada, típica de um carro alegórico do Mardi Gras, carnaval da cidade de Nova Orleans, e dentre as canções, destaca-se a bela instrumental "Grux", um solo fantástico de LeRoi com um acompanhamento mais que perfeito da cozinha Beauford/Lessard.

Se LeRoi deixou pouco material, ele está fortemente presente nas letras. Em "Funny The Way It Is", está lá como "O último suspiro do soldado", enquanto em "Why I Am", ele aparece "dançando com o rei GrooGrux". Outras faixas a ter citações para LeRoi são "Squirm" e "Spaceman", e nos seus cincoenta e quatro minutos, temos um álbum leve e fácil de se ouvir.

LeRoi Moore, Boyd Tinsley, Carter Beauford e Dave Matthews
A edição Super Deluxe do álbum é um espetáculo a partir. Nele, estão o CD convencional, com todas as faixas, além de um CD bônus, intitulado Little Red Bird, com canções registradas para o álbum, mas não lançadas no mesmo, as quais são "#27", "Beach Ball", "Little Red Bird" e "Write a Song", e um DVD, apresentando o documentário Scenes From Big Whiskey, trazendo entrevistas com os integrantes da banda em quase meia hora de duração.

Nesse DVD, sem sombra de dúvidas o momento mais tocante é quando o nome de LeRoi vem a tona. Inclusive, cenas do primeiro show do grupo pós a morte do saxofonista certamente irão levar os mais emotivos as lágrimas. O único porém é que não há legendas, mas o inglês é de fácil assimilação para quem tem um pouco de facilidade com a língua.


Alguns itens da caixa

Complementam a bela caixa um livreto especial em homenagem a Leroi Moore chamado carinhosamente de Roi, somente com fotos do músico, e no formato de um encarte de CD; um álbum de fotos variadas, com quarenta páginas cobrindo toda a carreira da banda, quatorze artes ilustradas para o encarte original, feitas pelo próprio Dave Matthews, em formato 25,5 x 25,5 cm, e uma gravura em preto e branco da capa do álbum.

Sem sombra de dúvidas, a edição Big Whiskey and the Groogrux King Super Deluxe Box Set é essencial para todos os fãs da banda, que complementada pelo Box Europe 2009, é um aperitivo e tanto para os que ainda não mergulharam na arte dessa grande banda americana.


Material completo de Big Whiskey Super Deluxe


Track list

CD 1

1. Grux
2. Shake Me Like a Monkey
3. Funny the Way It Is
4. Lying in the Hands of God
5. Why I Am
6. Dive In
7. Spaceman
8. Squirm
9. Alligator Pie (Cockadile)
10. Seven 
11. Time Bomb 
12. My Baby Blue
13. You and Me

CD 2

1. # 27
2. Beach Ball
3. Little Red Bird
4. Write a Song

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...