terça-feira, 16 de julho de 2013

DVD: Gary Moore - Blues for Jimi [2012]




O guitarrista irlandês Gary Moore, responsável pelas seis cordas de importantes nomes do rock como Thin Lizzy, Skid Row, Colosseum II, entre outros, nos deixou no dia 06 de fevereiro de 2011, vítima de um ataque no coração causado por excesso de consumo de álcool.

Um dos mais talentosos músicos que o mundo já viu, quatro anos antes, Moore resolveu fazer uma linda homenagem para aquele que tenha sido o responsável por consolidar a guitarra como O instrumento do rock: Jimi Hendrix.

Gary Moore
Assim, na noite de 25 de outubro de 2007, acompanhado por Dave Bronze (baixo) e Darrin Mooney (bateria), Moore subiu ao palco do London Hippodrome como ilustre convidado do lançamento do DVD Jimi Hendrix: Live at Monterey, em uma festa que contou com muita emoção e saudosismo, e com o trio, mandou ver uma performance inesquecível, registrada no DVD Blues for Jimi.

São doze petardos certeiros de Hendrix interpretados por Moore, que com uma performance incendiária, chega a assustar até mesmo aos colegas de palco, que frequentemente arregalam os olhos na direção do guitarrista. Tudo começa com "Purple Haze", e Moore arrancando uivos ensurdecedores da guitarra. Abusando de alavancadas e do wah-wah, o irlandês encarna o espírito de Hendrix, e até mesmo no estilo de cantar podemos confundir "Manic Depression" e "Foxy Lady", apesar de a voz grave do Deus Negro da guitarra ser incomparável.

O clima acalma com a leve "The Wind Cries Mary", e somos anestesiados com magníficas versões para "I don't Live Today", "My Angel" e "Angel".

Gary Moore, Mitch Mitchell e Billy Cox

A partir de "Fire", voltamos novamente para uma explosão de alavancadas, bends, arpejos e diversas técnicas que Hendrix consagrou em sua breve carreira, as quais Moore repete com uma técnica exclusiva, mostrando toda a sua qualidade em mais de 40 anos de estrada. 

E após "Fire", chegamos no momento mais delicado e fantástico do DVD, que por si só, já vale a aquisição do mesmo. Moore convida nada mais nada menos que o baixista Billy Cox e o baterista Mitch Mitchell para acompanhar suas proezas, e assim, os ex-companheiros de Hendrix no Experience fazem uma performance emocionante para o blues arrasa-quarteirão de "Red House". As notas de Moore criam uma atmosfera toda especial, que leva esse sonzaço por mais de onze inesquecíveis minutos, com muitos solos e feeling sendo extraído em cada nota da guitarra. 

Moore, mordiscando a guitarra
A dupla Cox/Mitchell continua mandando ver em "Stone Free", encerrando a participação com uma longa versão para "Hey Joe". Aplaudidíssimos, ambos saem do palco emocionados, e o show é concluindo com o wah-wah comendo solto em "Voodoo Child (Slight Return)", com Moore fazendo a guitarra chorar assim como seu criador, e abocanhando ela em um solo arrepiante, no qual os olhos da dupla Bronze/Mooney parecem saltar de suas órbitas, impressionados com a ferocidade de Gary.

Acompanha o DVD um interessante livreto contando sobre o show e também com fotos da apresentação, destacando Moore, Mitchell e Cox em páginas inteiras dedicadas aos músicos, além de prestar uma bonita homenagem para Mitchell, que faleceu um ano após a gravação desse DVD, no dia 12 de novembro de 2008, enquanto dormia em sua casa.

Moore, soltando os dedos

Um vídeo fantástico, que recebeu também uma versão em CD com todas as canções do DVD, e que certamente, emocionará aos fãs de Moore por ser uma de suas últimas apresentações, junto com o ótimo DVD Live at Montreux (2010) e também fará com que seu nome seja conhecido pelos jovens que só conhecem o Skid Row como sendo a banda que revelou Sebastian Bach, e se quer sonham que no final da década de 60, um baixinho irlandês já fazia estripulias em sua guitarra com uma banda que carregava o mesmo nome.

Capa e contracapa de Blues for Jimi

Track list

1. Purple Haze
2. Manic Depression
3. Foxy Lady
4. The Wind Cries Mary
5. I don't Live Today
6. My Angel
7. Angel
8. Fire
9. Red House
10. Stone Free
11. Hey Joe
12. Voodoo Child (Slight Return)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...