segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Podcast Grandes Nomes do Rock # 01 : Grand Funk Railroad



Por Mairon Machado (Publicado originalmente no blog Consultoria do Rock)


Estreamos aqui na Consultoria do Rock o podcast Grandes Nomes do Rock, onde iremos apresentar a você, leitor do Consultoria, programas especiais sobre os principais nomes da história do rock através dos anos, trazendo canções não só do artista, mas também raridades ligadas ao grupo, como covers, versões originais para canções que o artista gravou ou ainda apresentações raras ligadas ao artista realizadas no Brasil.




Nossa estreia é com o grupo americano Grand Funk Railroad. A origem do grupo começa em 1966, na cidade de Flint, Estados Unidos, quando Mark Farner (guitarras e voz), Don Brewer (bateria e voz), Don Lester (baixo) e Craig Frost (teclados, voz) faziam parte de um conjunto chamado Jazzmasters. Não demorou muito para o DJ Terry Knight encontrar os garotos e assumir o comando da carreira dos mesmos, mudando o nome do Jazzmasters para Terry Knight & The Pack, com quem lançou dois raríssimos discos que não venderam nada.


Knight partiu para uma carreira solo, enquanto Mark e Don ficaram de mãos atadas. Porém, Knight indicou o baixista Mel Schacher, e assim, surgia um dos maiores power-trios da história do rock, o Grand Funk Railroad.

Grand Funk Railroad (Don Brewer, Mark Farner, Craig Frost e Mel Schacher)


O grupo lançou o seu primeiro LP, On Time, em 1969, mesmo ano em que foi o maior destaque do Atlanta Pop Festival. Dali em diante, foram somente sucesso, vendendo muitos discos com Grand Funk [1969], Closer To Home [1970], Live Album [1970] - primeiro disco duplo de platina do grupo - e Survival [1971]. O Lançamento do famoso disco da moeda, E Pluribus Funk [1971] acabou com o casamento entre o Grand Funk Railroad e Terry Knight, o qual foi despedido tendo nas costas acusações de roubo de dinheiro.


O trio virou um quarteto com a adição do tecladista Craig Frost, e assim lançou o fraco álbum Phoenix [1972], até que alcançou a glória com We're an American Band [1973]. Claramente percebia-se que o Grand Funk Railroad buscava novas sonoridades, saindo do pesadíssimo início ao lado de Terry Knight para canções mais leves, com letras mais inspiradas e com arranjos construídos a partir dos teclados de Frost.


Seguiram-se Shinin' On [1974] - com a capa tendo uma imagem em 3D que podia ser vista com os óculos em formato de estrela pertencente à capa -, All The Girls In The World Beware!!! [1974], Caught In The Act [1975], Born To Die [1976] e Good Singin', Good Playin' [1976]esse último tendo Frank Zappa como produtor e convidado especial, e que foi o último LP do grupo. Mark foi para a carreira solo com músicas dedicadas à religião, enquanto Don, Mel e Frost fundaram o Flint, lançando apenas um LP, o homônimo de 1977.


Mel, Don e Mark, ontem e hoje



Em 1980, Don e Mark se juntaram a Dennis Bellinger (baixo) e reativaram o Grand Funk Railroad, lançando dois álbuns: Lives [1981] e What's Funk? [1983], além de partirem em uma turnê mundial. Tanto a turnê como os LPs não renderam o esperado, e o grupo novamente acabou.


Somente em 1996, Don, Mark e Mel voltariam a se reunir, fazendo 13 shows para aproximadamente 250 mil pessoas, culminando com o lançamento do CD Bosnia [1997], gravado em Sarajevo. Mark permaneceu no grupo até 2000, quando retornou para sua carreira solo, sendo então substituído por Bruce Kulick (ex-Kiss) e Max Carl, além do grupo adicionar novamente Frost aos teclados.


Então, caro leitor do Consultoria do Rock, seja vem-vindo ao mundo da Grand Funk Railroad.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...