segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Melhores de 2010

Carlos Santana e sua banda fizeram o melhor disco de 2010

O ano de 2010 foi de bons lançamentos no geral, principalmente de veteranos. Confira aqueles que julguei serem os melhores.

Santana - Guitar Heaven

Ao ouvir esse CD pela primeira vez, passei um fim de tarde em Roma apreciando cada segundo do álbum junto de um bom Capuccino e alguns suplis. Para não ir visitar diversos pontos turísticos e ficar ouvindo um CD, realmente ele tem que ser muito bom. Santana e sua guitarra, com aquele timbre mágico, manda ver em clássicos como "Sunshine of Your Love", "Under The Bridge", "Dance The Night Away" ente outros. O melhor CD do ano disparado.


Robert Plant - Band Of Joy

Fantástico! Somente isso pode explicar a ressureição da banda original de Plant. Um disco seminal, que mostra aos fãs de Led como Plant é muito mais do que um sex symbol de calças apertadas gritando "yeahs" diante da banda mais importante dos anos 70. Cada segundo é um momento nostálgico e sem igual. Segundo melhor lançamento do ano.


Ozzy Osbourne - Scream

O velho Ozzy, os velhos riffs, o velho pique e o velho som que me encanta a 20 anos!

Scorpions - Sting In The Tail

Anunciado como o último disco da banda, é a volta aos grandes riffs e melodias dos anos oitenta. Muito abaixo de clássicos como Animal Magnetism ou Lovedrive, e bem longe da fase auréa com Uli Roth nas guitarras, porém com uma pegada que não se ouvia desde o longínquo Crazy World. Músicas como "Rock Zone" e "Sly" tem tudo para entrar na galeria dos clássicos da banda.

Eli Degibri - Israeli Song

Talvez o melhor disco de jazz lançado esse ano (com exceção aos reviews como Bitches Brew).  Ao lado do pianista Brad Mehldau, do baxista Ron Carter e de Al Foster, baterista de Miles Davis nos anos 70, Eli llançou um CD de pouco mais de 40 minutos com uma sonoridade única, onde os destaques vão para canções como "Israeli Song" e Jealous Eyes", mesclando elementos de Thelonious Monk, Coltrane e Duke Ellington.  


Iron Maiden - The Final Frontier

Desde Brave New World que os lançamentos do Iron Maiden para mim viraram decepções. AMOLAD, DOD e o próprio Brave New World balançaram poucas vezes a minha perna. Mas em The Final Frontier foi diferente. O Iron resgatou a paixão por se ouvir um disco do início ao fim. O lançamento de "El Dorado" foi chocante, uma sonoridade muito buscada por fãs que nem eu (que gostam da banda, mas não a veneram como a melhor do mundo) e que ficou bem clara em faixas como "The Alchemist" e as longas "The Talisman" e  "When The Wild Wind Blown". Depois de muito tempo, valeu a pena ter gastado os meus cruzeiros com um cd de inéditas do Iron.

Vitor Ramil - Délibáb

Poemas fortes, milongas belíssimas, construções típicas do Rio Grande do Sul feitas por um dos maiores compositores gaúchos. Isso é o que você encontra em Délibáb. Nada parecido com Tango ou Estrela, Estrela, mas canções como "Deixando o Pago", "Milonga para los orientales" e "Pé de espora" mostram a genialide de Vitor, em um trabalho que surpreendeu positivamente.

Eric Clapton - Clapton

Ok, ele não canta mais como antigamente, mas cada nota da guitarra de Clapton ainda faz a gente suspirar. Disco simples, mas gostoso de ouvir, com canções inéditas e alguns covers. Com certeza, vai rodar várias vezes no seu cd.


Premiata Forneria Marconi - A. D. 2010 - La Buona Novella

Depois de quatro anos, a PFM volta em grande estilo. Um álbum conceitual, recheado de harmonias não tão progressivas, mas com destaque para as letras de Fabrizio De Andre, mentor e criador da maioria das canções pertencentes ao CD/LP. Em termos gerais, um bom álbum, que entra na lista por ser o único de progressivo lançado em 2010 que eu ouvi completo.

Ponto negativo

Slash - Slash

Parece que a sina de ser um ex-Guns N' Roses ainda assola o guitarrista. Apesar de faixas dançantes e bem construídas, para mim foi a maior decepção do ano. Tem gente que gosta, mas eu ainda prefiro o Slash de "Estranged" e "November Rain".


Fica a expectativa para os lançamentos de Rush, U2, Van Halen e Yes no ano que vem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...