segunda-feira, 24 de maio de 2010

ZZ Top: Pepsi On Stage, Porto Alegre, 23/05/2010


A noite abafada do último domingo abrigou uma multidão no Pepsi On Stage para ver o último dos três shows pelo Brasil de uma das mais importantes bandas americanas na história do rock. Nada mais na menos que o ZZ Top está passando pela América do Sul, e os gaúchos foram privilegiados com 2 horas de um boogie pesado e contagiante.

Com 40 anos de carreia, o grupo veio pela primeira vez ao Brasil, tocando duas noites em São Paulo e uma na capital gaúcha. A plateia, formada em sua maioria pelos quarentões, lotou as dependências do Pepsi On Stage, mesmo com o show sendo em dia e horário pouco incomum. As 22 horas, horário marcado, o ZZ Top subiu ao palco (graças a uma boa pessoa não teve banda de abertura), detonando "Got Me Under Pressure".


Um problema no som (falta de energia elétrica no palco) fez com que a banda tocasse apenas essa música, saindo do palco rapidamente para os roadies tentarem solucionar a questão. 5 minutos se passaram e o grupo voltou. Billy Gibbons (guitarra, voz) e Dusty Hill (baixo, voz) estavam trajados igualmente, com instrumentos de mesma cor e claro, ostentando as longas barbas que tornaram o grupo ainda mais reconhecidos mundialmente. A única diferença era que Gibbons não usava chapéu, enquanto Hill estava com um imenso chapelão de cowboy. Já Frank Beard (bateria, voz) apresentou seus cabelos brancos e principalmente, muita pegada atrás dos bumbos.


Após mais dois clássicos ("Waitin' For The Bus" e "Jesus Left Chicago"), novamente um problema de som surge, e o ZZ Top sai do palco por alguns minutos. Tudo arrumado, o trio retorna detonando a épica "Pincushion" com uma perfeição inigualável, além de uma loira fantástica dançando sensualmente no telão.


A partir de então, o show transcorreu de forma quase que computadorizada, com as tradicionais danças sincronizadas de Gibbons e Hill e espetaculares execuções para diversos clássicos do grupo. Antes de "Future Blues", Gibbons, em português, chama ao palco Cássia, uma linda loira subiu que começa a "entrevistar" o guitarrista em português mesmo. Na hilariante sequência, a moça pergunta como o grupo veio para o Brasil, de avião? De barco? E a resposta é "De bicileta". Gargalhadas rolam e a entrevista continua. Perguntado se iriam tocar blues, Gibbons responde que sim. Então, Cássia fala "aonde está seu chpaéu para tocar blues" e Gibbons "não tenho chapéu". A solução encontrada aparece em uma fantástica morena com trajes bem insinuantes, que trás o chapéu para Gibbons.

Gibbons reclama que o português é muito técnico, e manda ver "Future Blues". O público delira. O guitarrista entrega a palheta para um fã durante "Rock Me Baby", e sem a palheta, apenas com a mão esquerda, manda ver em um espetacular solo, provando que sentimento vale muito mais que técnica.


No telão, imagens de clipes e também da banda em ação rolam de forma contagiante, assim como outras imagens mais psicodélicas. Em "Hey Joe", o grupo tocou com Jimi Hendrix às costas, lembrando que Hendrix sempre considerou Gibbons o maior guitarrista que ele já viu tocar.


Outros momentos especiais foram quando Gibbons mostrou a parte traseira de sua guitarra, com a palavra "CERVEJA" escrita em letras garrafais, a aula de slide guitar que o mesmo deu em "Just Got Paid", os instrumentos verde-limão cheios de brilhantes em "Sharp Dressed Man" e "Legs", sendo que em "Sharp ...", os bumbos de Beard (formados por aros de bicicleta) começaram a rodar como se fosse realmente uma bicileta andando pelas ruas.


No Bis, os tradicionais instrumentos feitos com uma espécie de lã de ovelha (os também conhecidos como instrumentos de pelúcia) são a principal atração, e a banda detona "La Grange" (conhecida da gurizada recente pelo jogo Guitar Hero III) e a mais que cantada "Tush". O ZZ Top saiu do palco ovacionado, tendo feito um show realmente espetacular.

Aqueles que não foram, só lamento, perderam uma aula de bom gosto e simplicidade.


Set list:


Got Me Under Pressure
Waiting For The Bus
Jesus Just Left Chicago
Pincushion
I'm Bad, I'm Nationwide
Future Blues
Rock Me Baby
Cheap Sunglasses
My Head's In Mississipi (trecho)
I Need You Tonight
Hey Joe
Brown Sugar
Party On The Patio
Just Got Paid
Gimme All Your Loving
Sharp Dressed
Legs

BIS

Viva Las vegas
La Grange
Tush

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...